Segurança Alimentar e Combate ao Desperdício



A Campanha de Segurança Alimentar e Combate ao Desperdício foi realizada através de uma parceria com o Centro Universitário de Brasília - UNICEUB, objetivando durante os meses de agosto a setembro a realização de oficinas de reaproveitamento de alimentos e reciclagem no Projeto ECOCLASSE para conscientização da população sobre o desperdício constante na manipulação alimentar e salientar o valor nutricional de alguns alimentos essenciais para crianças e idosos.

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação), em estudos apresentados recentemente, revela que cerca de um terço de todos os alimentos produzidos por ano, no mundo, são desperdiçados. O estudo, que foi elaborado entre agosto de 2010 e janeiro de 2011, aponta que estão sendo desperdiçados 1,3 bilhões de toneladas de alimentos por ano. De acordo com o relatório tanto em países industrializados como os emergentes o desperdício é de 670 e 630 milhões de toneladas por ano, respectivamente.
As aulas foram realizadas nos Centros Olímpicos da Estrutural e Santa Maria com aulas dinâmicas e ao final uma prática e degustação. A aprovação foi grande pela comunidade que já espera uma outra fase do curso.
Fotos das aulas em Santa Maria e Estrutural:





















Seminário sobre Ações no Campo do Cuidado em Saúde do Idoso com Ênfase na Alimentação Saudável e Aproveitamento dos Alimentos

Propomos a realização do Seminário para o Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, com objetivo de chamar a tenção sobre a necessidade urgente de implementação de projetos que concretizem, em grande parte, as diretrizes da Política Nacional do Idoso e os Dez Passos da Alimentação Saudável para o Idoso do Ministério da Saúde. O Programa voltado para alimentação adequada para o idoso já existe, porém não vemos estes itens chegando a albergues, restaurantes comunitários, entre outras instituições.
Imediatamente fomos atendidos pelo presidente da Frente, Deputado Federal Vitor Paulo PRB/RJ, e através desta parceria realizamos o Seminário com presença de técnicas do Ministério da Saúde, e um ótimo público. Na ocasião pudemos expor as experiências bem sucedidas do Projeto ECOCLASSE no Distrito Federal através do curso de Educação Alimentar – Alimento é Vida!
No Brasil, o ritmo de crescimento da população idosa tem sido sistemático e consistente. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2009, o País contava com uma população de cerca de 21 milhões de pessoas de 60 anos ou mais de idade. Com uma taxa de fecundidade abaixo do nível de reposição populacional, combinada ainda com outros fatores, tais como os avanços da tecnologia, especialmente na área da saúde, atualmente o grupo de idosos ocupa um espaço significativo na sociedade brasileira. O envelhecimento populacional torna a saúde dos idosos um importante foco de atenção uma vez que á medida que a pessoa envelhece, maiores são as chances de desenvolver uma doença crônica. Atualmente, quase metade (48,9%) dos idosos sofrem  de mais de uma doença crônica e, no subgrupo de 75 anos ou mais de idade, a proporção atinge mais da metade(54,0%). Entre as doenças crônicas, a hipertensão é a que mais se destaca em todos os subgrupos de idosos, com proporções em torno de 50%. A atenção à saúde dos idosos é primordial para preservar a sua autonomia pelo maior tempo possível.
Dessa maneira, torna-se imperativo que as ações de Promoção da Saúde da Pessoa Idosa resultem da combinação de ações do Estado nas respectivas políticas públicas de saúde; das ações comunitárias e sociedade civil; de ações dos próprios indivíduos para o desenvolvimento das suas habilidades e de intervenções para as ações conjuntas intersetoriais. 











Curso de Educação Alimentar – Alimento é Vida!
Parceria com Universidade Católica de Brasília


A Associação Comunidade Sustentável, tem como uma de suas finalidades e objetivos sociais promover a segurança alimentar e nutricional. Para tanto promove de 12 a 22 de março de 2013,  o Curso de Educação Alimentar -Alimento é Vida! que neste momento se apresenta em parceria com a Universidade Católica de Brasília, desenvolvendo atividades com o Centro de Convivência de Idosos. O curso tem como objetivo a orientação nutricional adequada para a prevenção de doenças como o diabetes e a pressão alta com grande incidência em pessoas acima de 60 anos. Consideramos a prevenção o remédio para muitos males acometidos na sociedade atual, que cada vez mais recorre a alimentação rápida, mas nem sempre ideal, acompanhada de refrigerantes e frituras.
Segundo o Conselho Federal de Nutrição de 2010 para 2011, o Distrito Federal registrou aumento de cinco pontos percentuais no índice de obesidade. A média distrital de 15% é a mesma registrada em todo o país.
Associado à educação alimentar, o combate ao desperdício tem sido uma bandeira defendida pela Comunidade Sustentável desde 2012 através de cursos e palestras, despertando a consciência dos cidadãos sobre a qualidade nutricional dos alimentos jogados no lixo diariamente.
A respeito do desperdício de alimentos, segundo a EMBRAPA, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros. Prova deste desperdício financeiro é ressaltada pela 8ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, em 2007, que demonstra que os supermercados perderam 4,48% de seu movimento financeiro, em perecíveis. Entre os alimentos mais desperdiçados estão as hortaliças, frutas, tubérculos e raízes.
Corpo profissional:
Professora Christina Pedra – Presidente da Associação
Professora Nutricionista – Xênia Versiani
Psicóloga – Jaqueline Araújo



 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário