Núcleo Estrutural



Na Cidade Estrutural a poucos km  do centro de Brasília iniciamos o desenvolvimento do Projeto ECOCLASSE com  cursos de educação ambiental em maio de 2012, levando o tema da reciclagem associado a geração de renda, tendo grande aceitação dos moradores da cidade. O primeiro curso foi realizado em parceria e com o apoio  da administradora Socorro Torquatro.
A Estrutural e seus moradores merecem uma especial atenção por ter um lixão em sua área. Consideramos que toda e qualquer ação de cidadania e educação para seus moradores é de grande importância. Lembrando que todas as toneladas de resíduos despejados diariamente no lixão são produzidos por todos os moradores de Brasilia. 
Iniciamos uma nova etapa de trabalhos em 11 de janeiro de 2013, e para tal começamos a reunir a comunidade para ouvir suas demandas e questionamentos tornando o trabalho participativo como é nossa bandeira: "Participação e cidadania para mudança social".
Aproveitamos o encontro  para entregar cestas básicas a 20 famílias cadastradas que se encontram em situação de vulnerabilidade com grande número de filhos.
Na Estrutural nosso representante é o Sr.Verinaldo Guedes.
















Mutirão contra a AIDS E DST no Carnaval na feira da Estrutural

Neste domingo de carnaval, a Associação Comunidade Sustentável fará um mutirão com voluntários para conscientizar os moradores da Estrutural sobre os perigos da contaminação da AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis neste período de carnaval. No carnaval, período em que acontecem muitas relações sexuais casuais, é de grande importância a conscientização da população sobre o perigo da contaminação. Pesquisas do Ministério da Saúde mostram uma redução no uso da camisinha em todas as faixas etárias, de 58% para 49% nas relações com parceiros casuais. No Brasil, foram identificados 38,7 mil novos casos em 2011, com taxa de incidência de 20,2 por 100 mil habitantes. No mesmo ano, também ocorreram 12.044 mortes no país.  
A AIDS é transmitida de três formas:Relação sexual, sangue e gravidez.

Lembre-se que a AIDS ainda não tem cura, ela mata!






















Palestra ressalta origem da Agressividade

Tivemos conforme o planejado, uma palestra sobre educação de filhos na Estrutural, com enfoque na questão da agressividade nos relacionamentos familiares, com a Dra.Jaqueline Araújo - Psicóloga.  O tema foi escolhido pelos associados que consideram a educação de filhos hoje um grande desafio e uma preocupação constante com os perigos como drogas e más companhias rondando seus lares. Tivemos grande participação de mães que relataram suas experiências, tiraram dúvidas,  e puderam receber orientação profissional sobre como melhorar a relação com seus filhos. Após a palestra com a Dra. Jaqueline, distribuímos alguns exemplares ao Estatuto da Criança e Adolescente, gentilmente cedidos pela Secretaria da Criança ,  relacionado ao tema principal, para conhecimento de todos sobre o que diz a lei sobre dos direitos das crianças. Destacamos que o cuidado com as crianças não é só dever  da família, e sim de toda a comunidade. Agradecemos a Dra.Jaqueline  pela palestra maravilhosa e aos nosso voluntários que estiveram presentes.





Tirando dúvidas sobre criação de filhos


De acordo com a nossa programação, tivemos hoje uma palestra especial na Estrutural, ministrada pela Dra. Jaqueline Araújo, psicóloga especialista na área familiar,  onde foi exposto o tema "onde e quando estabelecer limites na criação de filhos". Os moradores prestigiaram a palestra, comparecendo em grande número, excedendo a capacidade do local. O tema foi escolhido pela comunidade que demonstrou um grande interesse nesse assunto por ter uma preocupação com a criação dos seus filhos. Após a palestra foi aberto espaço para debate e compartilhamento de experiências, o que foi positivo e incentivou outras pessoas a participarem pois muitos se sentiram à vontade para se expressar. A comunidade votou a continuação do tema para próximos encontros, abordando outros aspectos. A Comunidade Sustentável se sente  prestigiada em  poder atender uma das muitas  necessidades da comunidade de moradores da Estrutural, que demonstraram total interesse em assuntos que possam melhorar o convívio familiar. Em breve  estaremos marcando a data da próxima reunião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário